sábado, 21 de julho de 2012

Entrevista Traduzida do Robert para a Black Book Magazine


Antes de vocês lerem a entrevista quero explicar uma coisa, para não ter confusão em algumas partes na hora da leitura, fiquem sabendo que ela é “narrada” pelo “coração do Rob”, no caso o entrevistador se colocou como o coração dele. Agora desfrutem da entrevista, espero que gostem:

Eu sou coração de Robert Pattinson e estou falando com você desde a minha casa dentro da sua caixa torácica. Nós estamos em repouso agora. Eu chego a 70 bpm, o que é bastante normal para um homem branco de 26 anos, que, como Robert, está em boa forma, mas não é um super homem. Rob, eu devo mencionar, está atravessando o que ele chama de “uma coisa”. “Estou em uma dieta totalmente de líquidos”, ele explica para um interlocutor com um não-ótimo sotaque de Londres que surpreende muitas pessoas que não perceberam que Robert Pattinson não é na verdade um vampiro chamado Edward Cullen. “Eu tinha que ficar sem camisa para um ensaio fotográfico”, explicou o Rob “então pedi a uma nutricionista uma dieta onde ainda se podia beber o quanto quiser. Ela disse que era uma dieta líquida.” Outra prova de que Rob não é um vampiro. Vampiros, em geral, evitam sessões de fotos desde que o seu brilho ultrapassa o flash da câmera, confundindo até mesmo o fotógrafo mais hábil. Os vampiros raramente têm problemas com a imagem do seu corpo e nunca bebem. (Seu sangue não circula.)

Não incomum, Rob e eu estamos sozinhos e poucas pessoas estão nessa sala – um clube muito quente escondido atrás de um Papaya King em West Hollywood, que sendo o começo de uma tarde quente e ensolarada, está muito calmo – todos estão prestando atenção em nós. Rob é afinal o maior destruidor de corações do mundo, e eu sou o coração que bate dentro dele. Eu posso sentir outros corações acelerando quando se aproximam de nós, como o coração do cara do hot dog em frente que pede, enquanto ele entrega os sucos de manga e kraut dogs em seus bonitos trenós de papel, para Rob assinar uma tira de recibo. “Minha namorada te ama”, ele diz, quase se desculpando. Eu não acelero quando Rob rabisca o seu nome e o dela (é Mallory) e com as mãos para trás em um conhecimento da carga de um navio cargueiro cheio de improváveis fantasias sexuais.

Rob está vestido, como de costume, de acordo com esse informal código de Hollywood o qual por mais alto que seja pago menos atenção é dado ao seu aspecto externo. E embora nós valemos 62 milhões de dólares, no caso do Rob, posso dizer que a indiferença é genuína. Este boné de baseball, aqueles tênis pretos de corrida, a camisa jeans, esse tipo de coisa jovem de Rob Howard está passando; essas são as nossas roupas. Esses passos desengonçados, um pouco preguiçoso com o mesmo ritmo de andar de James Dean em Giant; esse é o nosso andar.


Chegamos aqui em um SUV branco dirigido por um cara chamado Jeff. Ele é de Phoenix e ele é o nosso motorista. Ele apareceu há alguns anos, vestindo um terno e uma gravata, “Clássica aparência temporária”, diz Rob. Agora ele usa uma camisa preta apertada. De dentro dos vidros escuros do SUV no caminho para o clube, Rob observa as lojas da Hollywood Boulevard. Eles leem isso como um jogo estranho: Loja de Souvenirs. Loja de Souvenirs. Loja de Souvenirs. Strip Club. Este último tinha “1000 garotas atraentes. 3 feias.” Eu me pergunto como deve ser ter o coração gostando de uma das feias. Eu nunca vou saber. Eu sou um dos sortudos.

Nas vitrines de mais de uma loja de souvenirs, Rob vê a si mesmo em calendários, posters, chaveiros fabricados em alguma industria no interior da China por um trabalhador que olha para o rosto de Rob e seus grandes olhos azuis e seus dentes espreitando por trás do beicinho em seus lábios e ele ainda não tem nenhum conhecimento sobre mim, o coração batendo de Rob. E eu não sei o que o trabalhador ou o seu coração querem. Passando pelo lixo barato com a cara do Rob sobre ele não me faz bater mais rápido, me faz murchar. O pensamento de que as pessoas anexam chaves a bijuteria com o rosto do Rob, que as portas deles se abrem e os seus segredos são guardados nele, me faz acelerar nem um pouco, já que raramente se encontra alguém de fora da “indústria” hoje em dia, e mesmo se o fizéssemos, que nunca tenham me visto e ao Rob. Seria Edward Cullen, vampiro sem coração que domina sobre mim desde 2008 e não vai soltar até novembro deste ano, nesse ponto que ele não pode morrer, porque ele já está morto, mas nós podemos, porque nós fomos feitos à sua imagem, ou ele à nossa. De qualquer maneira, estamos tão entrelaçados que a separação poderia matar o Rob e me quebrar.

Rob e eu passamos muito tempo sentados na parte traseira dos carros hoje em dia, transportando de coletiva de imprensa para entrevistas depois para outra coletiva de imprensa. Muitas sessões assim me deixam um pouco nervoso. O sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares e diabetes Tipo 2. Também é o tabagismo, que, felizmente, Rob largou. Agora, ele leva estes bobos cigarros eletrônicos brilhantes e senta-se encostado nos carros sugando eles, observando este rosto, ainda em reflexão e soltando o ar, enquanto está dirigindo por ai. Rob, é claro, sabe dirigir.

Ele fez um curso de 10 horas em Oregon, eu acho que para Amanhecer. Eu posso estar errado, todos eles se confundem. Ele é um motorista péssimo. “Aprendi com as pessoas batendo em mim”, ele explica. Tem uma história engraçada, isto é como ele conta: “A primeira vez que alguém disse algo sobre eu ser famoso foi quando tentei comprar um carro há alguns anos atrás. Foi um BMW conversível de 89 por $1,000 que eu achei nos classificados. Eu fui para as montanhas para levá-lo em um test drive e, claro, quase bati. Poucos dias depois eu voltei para buscá-lo. Eu havia dito que era um ator e o cara tinha me pesquisado. Quando voltei, ele disse, ‘Cara, você percebeu que é número 2 no IMDB?’ Eu pensei, ‘Merda, eu não posso pedir 200 de desconto’.”

Nosso mais recente filme, Cosmópolis, também passa a maior parte do tempo na parte de trás do carro, ainda que por muito tempo. David Cronenberg dirigiu. Rob interpreta Eric Packer, um bilionário extremamente entediado no limite do autismo, que atravessa Manhattan de leste a oeste em uma limusine especialmente projetada. Durante este trajeto, ele perde muitos de seus bilhões de dólares em uma imprudente especulação monetária sobre o iene, enquanto o mundo cai em um caos ao seu redor. Este caos, é claro, é em grande parte devido à sua especulação monetária imprudente. Ele passa muito tempo observando o seu rosto, ainda em reflexão, e é a causa do caos, deslizando em silêncio. (O carro tem “Prousted”, com cortiça. Vá no Google para entender a referência.) No final, ele ou é morto a tiros ou não é morto a tiros por um ex-funcionário descontente que é interpretado por Paul Giamatti. Se ele é ou não, não importa muito. Eric não se importa desde que ele tem dificuldade de se conectar com o mundo além dos números. Ele, no entanto, tem muito sexo. Um deles é com Juliette Binoche. Aquela cena me fez ir quando nós filmamos, mas menos empurrando do que rindo. “Juliette se manteve batendo com a cabeça no teto do carro”, lembra Rob. Eu posso sentir a adrenalina de endorfina quando ele abre um sorriso largo que o transforma instantaneamente de um pensativo galã para um bom rapaz Inglês que você conhece em um pub. Por essa razão, ele raramente faz isso. Sorrir não é a sua marca.

O filme é baseado em um livro escrito por Don DeLillo, então é confuso. A primeira linha tudo é como um fluxo de pessoas, ambos profundos e absurdos. “Nós queremos um corte de cabelo,” Eric diz, saindo de um prédio de escritórios. A confusão, no entanto, é algo que gostamos. “Eu sou fácil de agradar,” diz Rob. “Quando eu não consigo entender alguma coisa, imediatamente eu estou interessado nela.” Confusão me atrai. Assim há um confronto. Quando Cosmópolis estreou em Cannes em Maio, eu venci o mais difícil que tive por um longo tempo. “Foi tipo, eu estava morrendo de medo” diz Rob. Tendo falado com seu cólon, eu concluí que isto era um pouco exagerado. De qualquer forma, foi emocionante. Há uma pausa quando os créditos terminam de passar e as luzes se acendem, há um momento de silêncio, pontuado apenas pelo meu batimento ensurdecedor. Isso foi um momento antes da platéia começar a aplaudir ou a vaiar, quando nossa carreia pós-crepúsculo era como um gato de Shrodinger; simultaneamente vivo e morto. E, naquele momento, eu tamborilava, baqueteava e socava o peito de Pattinson um milhão de vezes por minuto. “Eu perdi minha mente,” diz Rob. “Eu estava me preparando para combater com 1.500 pessoas. Eu estava tão empolgado.” As apostas eram altas para ele. Ele havia caído em Crepúsculo por aquilo que ele chama de sorte. E, desde que ele havia assinado o contrato, ele foi levado pela maré. Pode-se dizer que ele estava com um chofer, ou, pelo menos, que ele foi dirigido. “Eu era apenas um tipo de corredor com as calças abaixadas e meus cadarços desamarrados, mas, surpreendentemente, eu não caía. Até aquele momento. Então eu pensei ‘Oh, merda!’ A maioria das pessoas levam 15 anos para fazer filmes que ninguém assiste. Agora, eu estou em Cannes.”

Naquele momento, antes da onda de equação sobre nossa carreira desmoronar em realidade, é importante lembra que Rob é muito inexperiente e, em parte, isso ajudou-o a conseguir o papel de Edward Cullen. Como os autores do ensaio “Twilight and the Production fo the 21st Century Teen Idol” notem que isso era tipo o ponto. “A estratégia de marketing [do estúdio] era transformar Pattinson em uma mercadoria, produzida e comercializada pela mídia e pelas indústrias de publicidade. A mercantilização tomou a forma da fusão entre Edward na celebridade Pattinson… O anonimato do ator foi usado [pelo estúdio] como forma de fundir a pessoa real aos personagens de Crepúsculo – eles foram contratados para retratar, tornando-as assim em celebridades.” Então, naquele momento depois de os créditos finais rolarem em Cannes e antes do julgamento começar, foi o momento do doloroso divórcio entre o coração sem sangue de Edward Cullen e eu, Rob venceu uma. Eu não tinha ideia do quão longo foram os créditos. Houve uma pausa, e então, uma salva de palmas, uma salva de palmas que desencadeou uma enxurrada de aplausos, até que o auditório inteiro estava aplaudindo. Eles estavam nos aplaudindo? Eles estavam aplaudindo David? Eles estavam aplaudindo Paul? Eu não ligava. Uma coisa era certa: eles não estavam aplaudindo Edward.

Embora em tenha definido outros corações como destruidores de coração, há muita pouca coisa, pessoas ou atividades que me afetam. A mistura imperativa de lutar-ou-fugir, provocada pela confusão e confrontação, faz o truque. Então há algumas outras coisas: eu conseguir ir quando Rob, recentemente, aprendeu a andar de skate. Mas não era realmente a aterrissagem de uma kickflip que me fez vibrar; era, como Rob diz, o fato absurdo de “Eu posso ser processado por 800 milhões de dólares.” (Vampiros não usam proteção, ou torcem o tornozelo.) Eu estava também recém-animado sobre fazer xixi. “Eu estava tão impressionado comigo mesmo ontem,” diz Rob, “Eu fiz xixi, e isso durou quatro minutos.” Cindy, sua bexiga, me disse que isso é a dieta líquida. Nós ficamos entusiasmados com escândalos também, porém, como Rob lamenta, esses dias são difíceis de encontrar. “Eu, uma vez, comecei um rumor no Entertainment Tonight que havia uma cena de sexo deletada no scat de Crepúsculo e isso nem sequer teve atenção. Eu pensei, ‘Mas que merda? Eu estou dando a você essas coisas!’” Essa coisa do scat, a propósito, foi perto de quando eu me mudei para Los Angeles, antes vivíamos em um complexo de apartamentos entre Burbank e Hollywood em Oakwoods, fora da 101, praticamente povoada exclusivamente por novos atores que passam o dia na piscina. Foi também, sem surpresa, onde viveu Screech e também onde foi filmado seu scat.

O que mais se pode fazer para me manter em uma entrevista, essas luvas brutais de ar reciclado? Como Rob lamenta, “Você tenta dizer coisas de maneira perfeita, mas você sabe, a menos que você diga algo estúpido no qual fará as pessoas te fazerem parecer um idiota, você não vai parecer melhor. E, se você não disser nada estúpido, alguém irá fazer algo de qualquer maneira.” Olhe a namorada do Rob, Kristen Stewart. Ela é uma das poucas coisas que me deixa acelerado. Nosso romance é, felizmente, sancionado pelo complexo industrial de Crepúsculo. Como “Twilight and the Production” diz, “Os fãs parecem estar dispostos a aceitar um envolvimento romântico que pega Pattinson fora do mercado se, traduzirmos literalmente em seus amados personagens.” E então o coração da Kristen e eu, ficamos juntos quase todos os dias. Todavia, nós não estamos jurados um ao outro até que a morte nos separe. Rob leu isso em um tabloide recentemente e ele achou isso ridículo. “Havia uma revista, com essas fotos, dizendo que eu estava me casando. Ninguém nunca sabe o que é verdade e o que não é,” ele disse exasperadamente. “Até minha mãe me ligou para perguntar se isso era verdade.” E não é. Pelo menos, não agora.

Mas é verdade que Kristen sempre tem feito algo para mim que os outros não têm. Apesar de, o Senhor sabe Rob não tem faltado quando se trata de amor carnal, mesmo quando nós nos deitamos com outros, eu tenho permanecido atrás de uma porta fechada. Quando ele veio pela primeira vez para Los Angeles, ele saía com um grupo de mulheres realmente atraentes que ele conhecia em lugares como o Bronson Bar, porém Rob deveria evitar os cílios batendo sem parar, para fumar lá fora com um capuz tampando seus olhos. Eles estava escrevendo músicas para Kristen Stewart. Naquela época, eu estava ansioso pelo ponto de ruptura, então eles estavam como canções tristes que soavam de forma que pareciam ter saído do Astral Week de Van Morrison. “De fato,” Rob admite. “Eu estava apenas tentando arrancar Van Morrison.” Algumas vezes, ele pegou essas músicas para abrir o microfone em lugares como Pig ‘n Whistle e o Rainbow Room para apresentá-las na frente de dois ou três artistas, além de, é claro, as garçonetes que, segundo ele, se tornaram suas únicas amigas. Eu ainda fico nostálgico pensando sobre esses dias e isso me faz ficar calmo e sensível para pensar se aqueles dois tristes estranhos cantores e compositores ganindo através de “Hallelujah,” ou aquelas garçonetes com o sotaque de Oklahoma e peitos agradáveis sabem que ele era ou que se tornaria o Rob. Eu me pergunto se ele sabia.

Depois do sucesso de Crepúsculo, as coisas mudaram. Rob, como ele diz, quebrou. “Meu círculo de amigos diminuiu muito rapidamente.” Rob diz, “Eu gosto de ser o parasita, e não o contrário.” Nós paramos de sair. Nós paramos de nós apresentar em microfones abertos. Agora eu dificilmente corro mais. Agora, quando ele não está interpretando Edward, Eric ou outro personagem, Rob vive como um Eremita do Rio de Prata. Ele acorda e faz pra ele mesmo algum suco. Ele lê algumas sinopses de livros no Amazon por algumas horas. Ele faz sopa para ele mesmo e examina alguns scripts. Em grande parte, isso são apenas palavras, congeladas e sem graça como mingau velho, microondas reusado de outros sobrenaturais épicos. Ocasionalmente, eu pico quando ele lê algo que me intriga. Como o seu próximo drama pelos franceses na Libéria, dirigido por Jean-Stephane Sauvaire, no qual seu último filme, Johnny Mad Dog, foi sobre crianças-soldado congolesas. Esse será totalmente filmado no Iraque. Nós estamos indo no próximo mês. Talvez ali, as balas sibilantes por algo, ou pelo menos a possibilidade de que uma bala poderia apitar por algo, fará com que eu vibre. Até então, vamos esperar sentados no banco de trás de um carro, em marcha lenta em um cruzamento e à espera da luz verde do semáforo. Jeff pergunta se nós gostaríamos de ir em algum lugar em particular, mas nós não temos certeza. “Eu nunca vou a qualquer lugar.” Rob diz naturalmente, “Eu nem mesmo sei onde qualquer lugar é.”

Nenhum comentário: