sábado, 2 de junho de 2012

O Estadão- As Razoes para assistir ou nao Branca de Neve e o Caçador


O público já ouviu falar bastante sobre o filme Branca de Neve e o Caçador, que, enfim, estreia nesta sexta-feira (1) nos cinemas nacionais. A expectativa se tornou grande pelo fato de ter Kristen Stewart, a queridinha dos adolescentes, no papel da protagonista.

No elenco estão Charlize Theron, como Ravenna, e Chris Hemsworth, o Caçador - sim, este é o nome do personagem. O filme está longe da obra original, ganhou ares medievais e tem uma carga depressiva muito grande. Afinal, a Rainha Má é uma louca e obcecada pela própria beleza e juventude, capaz de ter grandes surtos quando uma ruga lhe aparece na face. Branca de Neve é a menina que ficou presa em uma torre do castelo até os 18 anos, depressiva, que mal consegue sorrir. O caçador é um bêbado, viúvo, que busca forças para suportar a perda da mulher. Ou seja, muita tristeza em duas horas de filme.

Como a produção tem nomes fortes no elenco, o E+ decidiu listar cinco pontos favoráveis e cinco negativos. Ao final, quem decide se valerá ir ao cinema para assitir ao filme é você. Veja abaixo:

Por que assistir?

1. Kristen Stewart: ela é o chamariz do filme. Talvez essa expectativa toda em torno da produção não existisse caso a protagonista fosse outra. Afinal, Kristen é a musa do cinema adolescente e essa versão "adulta" de Branca de Neve certamente agradará sua legião de fãs, já que ela está com o mesmo trejeito de Bella, sua personagem na saga Crepúsculo. Em Cannes, ela foi tratada como a nossa Angelina Jolie, junto com o namorado, Robert Pattinson, o novo Brad Pitt.

2. Charlize Theron: ela dá uma aula de interpretação aos colegas de elenco. Na pele da Rainha Má, Ravenna, a atriz mostrou suas fortes expressões e dosou crueldade e obsessão de forma impecável. Vê-la na telona realmente desperta sentimento de medo e ódio.

3. Fotografia: embora a maioria dos cenários não sejam reais e tenham sido implementados através de computação gráfica, ver a Rainha Má no topo do castelo, Branca de Neve no reino das fadas ou até mesmo as cavalarias em ação é de ficar impressionado.

4. Figurinos: as roupas de Branca de Neve não são bonitas, nem mesmo o último traje, usado em sua coroação, mas os vestidos de Ravenna são dignos de passagem por um red carpet. Mesmo os casacos que se dissolvem em corvos são de deixar qualquer estilista de queixo caído.

5. Personagens encantados: a presença de seres lendários, como fadas, troll (do folclore escandinavo) e um cervo mágico dão um toque especial à produção, tirando um pouco da tensão do filme em relação à perseguição da Rainha Má por Branca de Neve.

Por que não assistir?

1. Kristen Stewart: é compreensível que faça sucesso entre os jovens, mas ela precisa aperfeiçoar - e muito - suas técnicas de atriz. Se você já assistiu a qualquer filme da saga Crepúsculo, logo verá resquícios fortes de Bella Swan em sua versão de Branca de Neve. Ou seja, a heroína do filme é tão apática e depressiva quanto a mocinha da saga vampiresca. Kristen não consegue sorrir, chorar (sim, ela derrama lágrimas, mas com cara de quem estava assistindo ao horário eleitoral na TV) ou demonstrar qualquer sentimento que não seja o de medo. Ela ficou tão apagada no filme que a beleza e a força de Charlize Theron a ofuscaram. 

2. Peter Pan: sabemos que o filme é uma releitura do clássico dos Irmãos Grimm, publicado no início do século 19, e novos elementos foram incorporados à narração. As fadas que salvaram a protagonista da prisão do castelo logo remeteram a Sininho, amiga e protetora de Peter Pan. É estranho pensar na história original da Branca de Neve e ver fadas ajudando a protagonista a se salvar.

3. Superpoderes? Ravenna, mais poderosa e mágica que qualquer herói da Marvel, morre de uma forma tola, com uma adaga apunhalada em seu ventre, pressionada por Branca de Neve. O curioso é que o mesmo foi feito por outro personagem do filme, mas a bruxa simplesmente extraiu a espada de si, se autoregenerou e matou o rival. Um golpe bobo que foi capaz de por fim aos tempos sombrios.

4. Tensão: por se tratar de uma história popular, que há seculos é contada para as crianças, o filme tem raros momentos de humor e leveza, que rapidamente são quebrados pelos atos malévolos da vilã e seus capangas. Muita escuridão, sujeira e um pouco de escatologia.

5. Acabou? Quando os créditos do filme surgem na tela, a sensação de dúvida quanto ao fim da história se faz presente. Afinal, Branca de Neve mata a madrasta, é coroada e fim. Isso mesmo, não acontece mais nada depois. A história de amor mal resolvida com o amigo de infância, o romance não esclarecido com o caçador e o ambiente de luz que seu reinado traria mal pôde ser visto.

 Fonte 

Nenhum comentário: