Ao criar o mundo de Branca de Neve e o Caçador, nem tudo o que Kristen Stewart e Chris Hemsworth encontraram pode ser deixado para ser gerado em computador. Foi preciso adicionar um pouco de realidade – efeitos práticos como incêndios, explosões e chuva – para trazer o mundo a vida.
Para obter respostas de como os cineastas criaram tantos efeitos fantásticos para “Branca de Neve e o Caçador”, nós conversamos com o supervisor dos efeitos especiais, Michael Dawson sobre os desafios de colocar uma vila em chamas, submerger Charlize Theron em leite e deixar Stewart cair em um pântano.
De acordo com Dawson, o maior desafio de toda a filmagem foi a cena que foi apresentada como destaque no mais recente trailer. Dawson e sua equipe colocaram fogo em uma vila inteira durante a maior cena de luta de Hemsworth.
“Eles construíram a vila sobre palafitas, como uma vila de pescadores. Se você conseguir imaginar, eles construíram isso em cima do próprio lago. Nós tivemos cerca de 10 cabanas que precisamos colocar gás”, disse Dawson, que está trabalhando atualmente em “Maleficent”, estrelando Angelina Jolie. “Era uma aldeia totalmente feita de palha, e nós fizemos os telhados com gesso. Então, quando nós colocamos o propano líquido, tudo realmente começou a pegar fogo, e Chris estava correndo por lá, lutando.”
Uma das cenas mais comentadas dos primeiros trailers foi também um dos maiores desafios para Dawson e a sua equipe. A banheira de leite da rainha era inicialmente pensada como uma na qual a personagem de Theron entraria e sairia de uma piscina de ácido, mas como Dawson explicou, a cena evolui para a versão que conhecemos hoje.
“Assim que a cena progrediu, gradualmente se tornou aparente que nós queríamos um líquido mais viscoso, então iria se fixar a ela, porque ela estava praticamente nua. Eles queriam que a cobrisse como um manto. Então nós tivemos que encontrar um produto que poderia fazer isso com segurança”, Dawson disse. “Nós eventualmente encontramos um produto espesso que eles usam para cosméticos e pasta de dente e um produto clareador usado em maquiagem. Nós criamos a fórmula certa e consistente, e então nós tivemos uma empresa que nos fez 30 mil litros da mistura em um ambiente fechado, para que fosse estéril.”
Mantendo a banheira longe de qualquer bactéria, foi inacreditavelmente importante para a equipe e algo que causou um pouco de angústia para Dawson. “Nós não queríamos nenhum germe lá. Era sempre preocupante quando você coloca uma atriz do seu nível em algo como aquilo. Você apenas pensa, ‘Deus, eu espero que dê tudo certo.’”
Uma cena exigiu que Stewart caísse em um pântano, e Dawson disse que a atriz lidou com a situação como uma verdadeira profissional. “Ela foi incrível. Era um pântano muito gelado que nós cavamos e enchemos com essas coisas marrons que eram realmente nojentas”, Dawson disse. “Ela estava nele, e ela estava atuando nele. Ela nunca gemeu. Ela nunca reclamou.”
Dawson disse que ser um bom esportista em situações como a cena com Stewart no pântano fez o seu trabalho mais fácil. “Quando isso acontece, ela logo finaliza a cena. Se você percebe que alguém não está confortável fazendo algo, então não funciona.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário