quinta-feira, 29 de março de 2012

Examiner: Não há "Próximo" - Porque Twilight é único!

Agora vemos nas manchetes o tempo todo:

"O próximo Harry Potter ..."


"O próximo Crepúsculo ..."

E agora, embora só tenha estado nos cinemas por uma semana, "The Hunger Games é o próximo ..."

Deixe-me dizer para que conste, eu não suporto este tipo de artigos. Não só levam a brigas odiosas e desnecessários entre grupos de fãs, também são enganosas.

Isso porque não há "próximo XYZ" ... desta série são únicos em si mesmos. Haverá uma "próxima grande coisa"? Claro! Claro! A "coisa" nova que vai vir e ser o grande fenômeno cultural seguinte que faz as pessoas ficarem animadas e mídias.
 
 
Mas nenhuma dessas novas promessas podem ser comparadas com as grandes coisas que vieram antes deles. Porque para ser um "grande coisa" - algo que deve ser único em si mesmo.

Harry Potter foi um fenômeno cultural que não pode ser repetido. Impactado toda uma geração através de livros e filmes; despertado um interesse renovado na leitura entre crianças e adultos jovens, e capturou a imaginação de milhões de pessoas em todo o mundo. Nunca haverá algo assim nunca mais.

Então Twilight. Ele também criou uma paixão pela leitura entre um público novo. E isso provocou um frenesi cultural enorme entre seus fãs e seus detratores. Mas a única coisa que o torna semelhante a Harry Potter é que ambos começaram como livros!

O mesmo vai agora para The Hunger Games. Esta série não parece em tudo com Harry Potter ou Crepúsculo, a menos que eles, também, começaram com um livro e tornou-se uma explosão popular.

De fato, o único fio que leva a estas comparações é que eles são livros que são adaptados para filmes. É isso aí!

Agora há livros novos, especialmente livros YA (para o público jovem) - que estão em desenvolvimento para adaptações para o cinema e a mídia já estão dizendo que algumas dessas adaptações têm o potencial de ser explosão popular "o proximo XYZ"? SIM. Mas eles não são e nunca serão um substituto para a série que vieram antes deles.


Fonte | Via | Via

Nenhum comentário: