segunda-feira, 25 de abril de 2011

Associação Americana de proteção aos animais elogia WFE


A AHA (American Humane Association) é uma associação americana que fiscaliza as produtoras de TV e Cinema quanto a participação de Animais em seus projetos (em em alguns braços da Associação também é analisado a participação de Crianças!), e essa fiscalização acontece durante todo o periodo de filmagens, acompanhando o passo a passo de todo o processo.


É com muito orgulho que iremos postar que a AHA deu ao filme Água para Elefantes o selo de “No Animals Were Harmed” que seria o título de “Nenhum Animal Foi Maltratado” durante as Filmagens.

Por isso, se você conhece alguem que criticou o trabalho deste longa, alegando que houveram crueldades com os animais, por favor, encaminhem este post a eles! Nada melhor do que a verdade para sanar um rumor tão maldoso e mostrar que é a realidade que sempre prevalece!

Água para Elefantes

Quando você for assistir Água para Elefantes, você provavelmente irá sair do cinema se perguntando:

•De onde saíram aquelas cenas tão reais do mundo circense?

•Como eles conseguiram treinar um elefante para fazer tantas coisas?

•Qual é a co-star preferida de Robert Pattinson: Reese Witherspoon, Kristen Stewart ou Tai, a elefanta?

Nós não poderemos responder a última pergunta, mas em relação as outras duas nós definitivamente podemos ajudar vocês! Gina Johnson – uma representante certificada da segurança dos animais da American Humane Association por mais de uma década – estava no set do novo longa da 20th Century FOX e pode garantir a todos vocês que durante a produção nenhum animal foi maltratado.

Baseado no bestseller de Sara Gruen, Água para Elefantes é um drama romântico que se passa na época da Depressão sobre um estudante de veterinária, Jacob Jankowski, que se une a uma trupe de circo viajante como o seu veterinário. Dentre os sofredores animais que serão tratados por Jacob estão cavalos, leões, tigres, leopardos, zebras e lhamas. Mas a sua favorita é Rosie, uma elefanta que aparenta ser impossível de ser treinada, até que ele chega a seu resgate.

Estilo de vida das ‘trombas’ e dos famosos

Na vida real, Rosie se chama Tai e – nas palavras de Jone Bouman, Diretora de Comunicação de nosso Departamento de Filme e TV – “ela é extremamente distante da realidade de um animal abusado.”

Tai vive em um rancho na ensolarada California. E diariamente, durante as filmagens de Água para Elefantes, ela seguia em sua enorme plataforma vermelha brilhante e seguia para o set.

“Este daqui é a versão do caminhão de um elefante,” Bouman said.

Durante o dia, Tai saia de seu “caminhão”, livre para seguir para onde quisesse. Ela trabalhava o set por algumas horas, com grande disponibilidade de descanso, comidas e é claro, os seus “chamados da mãe natureza”.

Durante todo o processo de filmagens, Johson garantiu que Tai recebeu o tratamento adequado. Enquanto Tai e seu treinador se focavam em sua performance, nosso altamente capacitado representante de ‘Certificados de Segurança’ estavam monitorando a temperatura, iluminação, os outros animais, pessoas e todas os outros requisitos que fossem compativeis com as Diretrizes para a Participação Segura de Animais em Produções Cinematográficas.

Fazendo um animal de Quatro Toneladas Realizar Aquilo Que Você Pede
Para fazer o enorme animal obedecer aos seus comandos, o treinador de Tai lhe dava um constante reforço positivo. Que fosse com trocas por comida ou um pouco de diversão, as recompensas continuas motivavam Tai a “atuar” frente as cameras – sem a necessidade de qualquer violência.

“Esta elefanta confia 100% em seu treinador,” diz Johnson. “Ela sabe que ele nunca irá colocá-la em uma situação de risco.”

De fato, seu treinador nunca levantou o seu tom de voz com Tai, bastava um mero sussurro.

A chave para cenas realistas de violência: marshmallows
As cenas de abuso de animais em Água para Elefantes são perturbadoras – mas nenhum animal foi realmente abusado ou machucado durante as filmagens. Ao invés disso, os produtores usaram imagens geradas por computador, maquiagem e sangue falso para criar os efeitos dos animais abusados e machucados.

“Tai nunca sofreu um golpe sequer,” diz Johnson. Ela teve que presenciar as gravações dos atores balançando chicotes e gritando, enquanto gravavam as cenas de violência. Porém, todos os aspectos da cena foram cuidadosamente planejadas para que Tai não se sentisse ansiosa ou com medo.

Meses antes das gravações começarem, o treinador de Tai começou a expô-la gradualmente a ambientes barulhentos e a tumultos. Ele começou com pequenas agitações e foi aumentando aos poucos conforme o tempo. Todas as vezes que Tai era exposta a qualquer tipo de agitação ela sempre recebia – imediatamente – um carinho e um marshmallow.

“Quando chegava o momento em que os atores faziam as cenas, gritavam e balançavam os chicotes no set, a Tai nem ao menos se mexia,” diz Bouman. “A única coisa que ela estava esperando era pelo marshmallow delai.”

Trabalhando com Elefantes – Mais divertido do que trabalhar com vampiros?

Como a maioria das pessoas que conheceram a Tai, as celebridades de Água para Elefantes amaram ela! Eles aproveitaram os meses que estiveram juntos e a interação com o gentil gigante (monitorados de perto por Johnson para não sobrecarregar Tai).

Quando as filmagens finalmente terminaram, tanto Pattinson quanto Witherspoon ficaram de coração partido – por terem terminado a sua parceria? Não, por deixarem a Tai!

“Elefantes são as criaturas mais gentis e sofisticadas que você poderia trabalhar,” diz Pattinson.


PERFIL DE UMA ELEFANTA

Nome: Tai

Age: Por volta dos 40 anos

Weight: 4 Toneladas

Occupation: “Provavelmente a melhor elefanta atriz em todo o País”

Hobby: Bater em latas de lixo viradas de cabeça para baixo com uma vara em sua tromba

Favorite Food: Balas de Menta



Via

Nenhum comentário: